domingo, 24 de outubro de 2010

Tenossinovite de De Quervain (tendinite do Abdutor longo e Extensor curto do polegar , no primeiro compartimento dorsal do punho.)



Causa: Compressão dos tendões do primeiro compartimento extensor , levando a limitação da excursão tendínea . Portanto a mobilização do polegar leva a acentuação do quadro doloroso. Mulheres na gravidez podem a presentar esta patologia , que em geral melhora após o término da gestação.
                                                             
                                                                
                                                               
Sintomas : Dor na lado radial do punho , que se acentua com as manobras de mobilização do polegar . Em alguns casos é possível identificar um abaulamento do extremo lateral do osso rádio , que é doloroso a palpação .
                                                                 
                                           
Diagnóstico: Presença de quadro clínico bastante característico, com exame de ultrassonografia mostrando espessamento do primeiro compartimento e sinais inflamatório dos tendões.

Tratamento: Esta patologia tende a ter evolução favorável com uso de anti-inflamatório e imobilização local (órtese). Alguns casos são refratários à estas medidas , havendo indicação para o tratamento cirúrgico de liberação do primeiro compartimento.








Fonte: Site da SBCM
                                                                      






Síndrome do túnel do carpo

Causa : Aumento de pressão no canal carpeano no punho levando a compressão do nervo mediano. Algumas patologias poderão estar associadas como diabetes melitus , artritre reumatóide e doença da tireóide .

Sintomas : Dormência da mão que piora com algumas atividades como dirigir , falar ao telefone incluindo acordar a noite devido ao incomodo . Algumas vezes os sintomas são vagos podendo acometer o cotovelo e ombro.
                                
Diagnóstico : É feito baseado nos achados clínicos e no estudo eletroneuromiográfico.


Tratamento : O tratamento clínico deve ser sempre tentado , e a opção cirúrgica reservada para as falhas com o tratamento conservador
                                                 


Fonte: Site da SBM