Terapia da Mão


                                                            
                                                             " A terapia da mão tem como data de criação, 1972, com a criação do Centro de reabilitação da Mão, na Filadélfia, pelo cirurgião Dr. James M. Hunter e as terapeutas Evelyn J. Mackin e Patricia M. Byron. Constitui em uma especialidade para terapeutas ocupacionais e/ou fisioterapeutas, que recebem treinamento adicional em anatomia funcional, biomecânica da mão e do membro superior, conhecimento científico de procedimentos clínicos e cirúrgicos, cicatrização e cuidados com as feridas, cinesiologias, confecção de órteses (aparelhos auxiliares para posicionamento e/ou proteção), atividades para retorno da amplitude de movimento e da sensibilidade periférica do membro superior, retorno as atividades de vida diária e profissional, tratamento primário imediato à cirurgia ou mesmo cuidados no pré-operatório para um melhor condicionamento físico.



    O trabalho conjunto do cirurgião e o terapeuta da mão cria um sistema de atendimento que permite a melhor orientação ao paciente, estimulando-o a uma maior cooperação ao tratamento e prontas soluções de problemas que possam surgir.




                                                
   
    Os benefícios ao paciente, deste trabalho cirurgião-terapeuta, vai do desbridamento de feridas, cuidados higiênicos com região da sutura cirúrgica, atenção à aderências cicatricial, combinado com exercícios e atividades, orientações aos cuidados e procedimentos domiciliares, confecção de - órteses - para posicionamento, acompanhamento da redução de edema e dor, prevenção à rigidez articular, entre outros benefícios.”  ( Fonte: Site da sociedade Brasileira de Terapia da Mão SBTM (http://www.sbtm.org.br/)

                                   

Uma homenagem a grande escritor José Saramago


                                                                                                                  
               Foto: Letícia Roese / Clickfoz