USP
Saúde - 26.08.10
Cuidados paliativos são tema de simpósio em Ribeirão Preto
O senso comum tende a acreditar que avanços na medicina ocorrem somente quando são encontradas curas para doenças graves. Entretanto, parte desta evolução consiste também em proporcionar a doentes com pouca perspectiva de cura qualidade de vida, conforto e alívio da dor. Este trabalho é o foco de pesquisa do Grupo de Cuidados Paliativos, do campus da USP em Ribeirão Preto, que organiza, de 15 a 16 de outubro, o primeiro Simpósio de Cuidados Paliativos - A interdisciplinaridade no contexto dos cuidados paliativos. As inscrições para o evento já estão abertas.
"Uma das motivações da iniciativa é estimular acadêmicos a se prepararem para estes cuidados, além de capacitar profissionais do sistema público e privado e pessoas interessadas que atuem em instituições e órgãos afins. A professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Marysia Mara Rodrigues do Prado de Carlo, destaca a relevância do evento por colocar o tema em discussão. Segundo ela, é preciso "entender que, já que todos vamos morrer, que seja com dignidade".
Estrutura
O grupo de cuidados paliativos, que existe desde 1996, é interdisciplinar e envolve profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas distintas como medicina, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia e filosofia, todos do campus da USP em Ribeirão Preto. Em dezembro do ano passado, foi oficializado pelo Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão (HCFMRP) da USP o Centro de Cuidados Paliativos, que conta atualmente com um terapeuta ocupacional, um psicológo e um médico exclusivos e presta assistência a todo o hospital.
Este Blog foi criado pela Dra. Ana Cristina . A proposta é criar um espaço de divulgação, troca e produção de conhecimento em Terapia da Mão - Reabilitação do Membro Superior - interface com outros campos. Entram nesse Blog produções vindas dos mais diferentes fontes,lugares, de pessoas interessadas em utilizar o blog como fonte de informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário