Causa: Compressão dos tendões do primeiro compartimento extensor , levando a limitação da excursão tendínea . Portanto a mobilização do polegar leva a acentuação do quadro doloroso. Mulheres na gravidez podem a presentar esta patologia , que em geral melhora após o término da gestação.
Sintomas : Dor na lado radial do punho , que se acentua com as manobras de mobilização do polegar . Em alguns casos é possível identificar um abaulamento do extremo lateral do osso rádio , que é doloroso a palpação .
Diagnóstico: Presença de quadro clínico bastante característico, com exame de ultrassonografia mostrando espessamento do primeiro compartimento e sinais inflamatório dos tendões.
Tratamento: Esta patologia tende a ter evolução favorável com uso de anti-inflamatório e imobilização local (órtese). Alguns casos são refratários à estas medidas , havendo indicação para o tratamento cirúrgico de liberação do primeiro compartimento.
Fonte: Site da SBCM
Dra Ana Cristina, tenho 70 anos, moro em São Paulo, e encontrei seu blog ao pesquisar na internet, sobre o problema que surgiu em minha mão esquerda. Gostei. Se me permite, gostaria de seguir seu blog.
ResponderExcluirUm abraço.